Consultoria

Em 2013, com base nas áreas da organização de eventos e agenciamento, iniciou a sua internacionalização.

Visitou desde então diversas feiras internacionais e fez várias viagens de prospeção a países como Espanha, Alemanha, Inglaterra, Suécia, Sérvia, Polónia, Itália, México, Brasil e Colômbia (onde, em 2013 organizou toda a presença portuguesa na Feira do Livro de Bogotá, o maior evento cultural daquele país, que se estende por três semanas e conta com mais de 900 jornalistas acreditados e meio milhão de visitantes). Em 2016, a Booktailors prestou consultoria e produziu o primeiro salão de direitos dessa mesma feira internacional.

Com uma equipa jovem dividida pelas várias áreas em que atua (editorial, marketing, comunicação e imagem, agenciamento literário e produção de eventos), a Booktailors pretende assim preparar-se para os próximos 10 anos (pelo menos), continuando a apresentar um crescimento anual em todos os índices de competitividade relevantes: faturação, rendibilidade, clientes, recursos humanos, fornecedores e parceiros.

Eventos

Somos líderes em eventos literários. Foi em 2010 que surgiu a ideia de consolidar em Portugal uma rede de festivais.

Pelos vários eventos, nas suas várias edições, já passaram mais de 700 convidados, em mais de uma centena de mesas-redondas, dezenas de exposições, mostras de cinema, sessões de poesia, visitas a escolas, entre outras intervenções literárias e artísticas, sempre centradas no livro.

Ver a imagem maior

LeV

O LeV é um dos mais importantes festivais literários portugueses. Com mais de uma década de existência, dedica-se à literatura de viagem, explorando de uma forma muito abrangente a ideia de viagem e a literatura. Tem um caráter internacional e já recebeu vencedores do Prémio Pulitzer e do Man Booker, entre outros.

Convidados: Paul Theroux, Mia Couto, Howard Jacobson, David Mitchell, Claudio Magris, Frederico Lourenço, Hélia Correia, Rachel Cusk, Lídia Jorge.

Local: Matosinhos, Portugal

Data: Maio

Fronteira

O Fronteira é o primeiro festival literário especialmente vocacionado para a literatura infantil e juvenil, com uma forte presença dos autores nas escolas. Realizado em Castelo Branco, este evento envolve centenas de crianças de todo o concelho, apresentando ainda uma programação voltada para o público em geral.

Convidados: Mia Couto, Laborinho Lúcio, Pedro Mexia, Manuel Alegre, Inês Pedrosa, Ana Margarida Carvalho, Dulce Maria Cardoso, Afonso Cruz, Valter Hugo Mãe e José Eduardo Agualusa.

Local: Castelo Branco, Portugal

Data: Abril

Húmus

Nascido da vontade de revitalizar a obra de Raul Brandão, este evento, realizado em Guimarães, é um local de debate dos grandes temas da obra brandoniana. Com um desenho multidisciplinar, o Húmus promove a ligação à comunidade escolar, exposições de ilustração e a intervenção no espaço público.

Convidados: Isabel Pires de Lima, Dulce Maria Cardoso, Maria Antónia Palla, Lídia Jorge, João Tordo, Afonso Cruz, Catarina Wallenstein, Pedro Lamares, Luís Represas.

Local: Guimarães, Portugal

Data: Março

Tinto no Branco

Foi criado para juntar dois dos maiores prazeres, a leitura e o vinho, num mesmo espaço, o Solar dos Vinhos do Dão, em Viseu. Aí reúnem-se todos os anos o Tinto no Branco e os Vinhos D’Inverno, num casamento entre as melhores castas e os melhores escritores.

Convidados: Michael Palin, Ricardo Araújo Pereira, Pedro Mexia, Raquel Varela, Anselmo Borges, Daniel Oliveira, Karla Suárez, Leonor Pinhão, Inês Fonseca Santos, Frei Bento Domingues.

Local: Viseu, Portugal

Data: Dezembro

visitar website →

Morabeza

É o maior evento literário dos PALOP e pretende assumir-se como ponto de encontro entre os continentes europeu, africano e americano. Nascido na cidade da Praia, esta festa do livro vive da sua itinerância pelas várias ilhas do arquipélago de Cabo Verde. Formação, visitas a escolas e universidades e debates acalorados são parte integrante da personalidade da Morabeza.

Convidados: Lázaro Ramos, Miguel Sousa Tavares, Mia Couto, Carmen Posadas, Alexandra Lucas Coelho, Germano Almeida, Arménio Vieira, Júlio Magalhães, Dina Salústio, Vera Duarte.

Local: Cabo Verde

Data: Outubro

Feira do Livro de Braga

É uma das maiores feiras do livro portuguesas, ocupando uma parte importante do centro histórico bracarense. Além da grande oferta editorial, esta feira destaca-se pela sua forte programação cultural, com masterclasses, cursos de formação, exposições e muitos debates.

Convidados: Helena Vasconcelos, Zita Martins, Lídia Jorge, Pedro Marques Lopes, Rui Tavares, Ana Maria Magalhães, João Luís Barreto Guimarães, João de Melo, Bruno Vieira Amaral.

Local: Braga, Portugal

Data: Junho/Julho

Feira do Livro de Aveiro

É uma das mais antigas feiras do livro portuguesas, ocupando o espaço do Mercado Manuel Firmino, em Aveiro. Com uma importante presença dos livreiros locais, esta feira junta a informalidade de um mercado à profundidade do debate e da leitura. Entrevistas de vida, debates e ateliês para os mais novos ajudam a construir uma programação muito dinâmica.

Convidados: Valter Hugo Mãe, Gonçalo M Tavares, Frei Bento Domingues, Raquel Varela, Isabel Stillwell, Capicua, Maria João Lopo de Carvalho, Luís Costa Ribas, Rogério Samora, Ana Cristina Silva.

Local: Aveiro, Portugal

Data: Maio/Junho

FilBo Bogotá

É a segunda maior feira do livro da América Latina. Em 2013, Portugal foi o país homenageado por este evento, e a sua participação valeu-lhe o epíteto de melhor participação de sempre. Com uma comitiva que mostrou diferentes gerações e géneros dentro da literatura portuguesa e dos PALOP, a participação portuguesa afirmou-se pela sua qualidade e capacidade de estabelecer pontes com os Colombianos.

Convidados: Vasco Graça Moura, Mia Couto, Dulce Maria Cardoso, José Eduardo Agualusa, Nuno Júdice, Fernando Pinto do Amaral, Ana Moura, Mísia, Afonso Cruz, Teolinda Gersão, Ana Luísa Amaral, André Letria.

Local: Bogotá, Colômbia

Data: Abril/Maio

FIL Guadalajara

A Feira do Livro de Guadalajara, no México, é a segunda maior feira do livro do mundo, logo a seguir a Frankfurt. Em 2018, Portugal foi o país homenageado por este evento e a sua participação comportou concertos, teatro, dança, exposições e muitas sessões de debate e conversa. Durante 10 dias, Guadalajara viu-se submergida pela cultura portuguesa.

Convidados: António Lobo Antunes, Hélia Correia, Ana Margarida Carvalho, Dulce Maria Cardoso, Teolinda Gersão, Margarida Vale de Gato, Ana Luísa Amaral, Gonçalo M Tavares, Afonso Cruz, João Tordo, Manuel Alegre.

Local: Guadalajara, México

Data: Novembro/Dezembro

Festival literário da Madeira

Nascido no auditório de um hotel, este festival rapidamente tomou de assalto a sala do Teatro Baltazar Dias, no Funchal. Ao longo das suas várias edições, o festival tem-se afirmado pela qualidade dos convidados nacionais e internacionais.

Convidados: Mick Hume, Ricardo Araújo Pereira, Benjamim Moser, Clara Ferreira Alves, Cândida Pinto, Eleanor Catton, Javier Cercas, Sofi Oksanen, Adam Johnson, Tatiana Salem Levy.

Local: Funchal, Portugal

Data: Março

visitar website →

Esta iniciativa veio também desenvolver programas de tradução adaptados ao público que se movimentava na esfera tanto digital quanto analógica, valorizando os autores que produzem obras literárias de qualidade e divulgando-os dentro e fora do seu país de origem.

Foram criados programas de mobilidade no espaço europeu para escritores e tradutores, com o intuito de enaltecer e estimular a produção literária em todos os seus géneros.

O projeto procurou quebrar a barreira linguística entre os países da União Europeia para construir um espaço comum de entendimento em questões, problemas e desafios semelhantes naqueles que produzem literatura. Simultaneamente, reforçou o esforço contínuo da LAF no sentido de abranger uma audiência cada vez mais diversificada no consumo da literatura, sobretudo europeia. Pela partilha de ideias e experiências, os participantes e intervenientes no projeto criaram parcerias e cooperaram no trabalho uns dos outros para fortalecer os laços entre as instituições espalhadas por toda a União que trabalhavam com o objetivo de valorizar a cultura literária.

A Booktailors teve como missão divulgar e representar o panorama literário português diante dos restantes parceiros.

O seu plano de ação residiu também na abordagem às regiões descentralizadas e rurais do território europeu, com o objetivo de encontrar métodos de dinamização cultural e estabelecer pontos de contacto da população dessas áreas com a literatura europeia. Além de contribuir com conteúdos de divulgação do projeto nas plataformas digitais, a Booktailors foi responsável pela organização de dois eventos literários em Portugal que têm a literatura europeia como mote.

O objetivo do programa foi o de aumentar a capacidade de uma nova geração de criadores literários para trabalhar em conjunto numa escala internacional e para o público europeu.

O CELA ofereceu a uma seleção de 18 autores emergentes, 24 tradutores emergentes, 6 profissionais literários emergentes e 7 organizações literárias formação, ferramentas e trabalho em rede. Os talentos selecionados aprenderam como construir uma carreira internacional e uma prática profissional combinada.

No primeiro ano, as sete organizações, em conjunto, selecionaram e guiaram os autores, tradutores e profissionais literários, e ofereceram-lhes um programa multinacional de formação e master classes que os prepararam para trabalhar no mercado europeu e para um público internacional. O programa forneceu, assim, às novas vozes na literatura as competências necessárias, uma rede internacional e materiais para o segundo ano, altura em que foram apresentadas no mercado europeu.

Em 2018 e 2019, os participantes foram lançados mediante campanhas de marketing internacional e publicidade, uma digressão europeia por seis festivais, e contactos com escritores e organizações literárias bem conhecidas.

Ao participarem neste projeto, os talentos literários ganharam acesso a muitos profissionais da indústria editorial. A partir de 2014, sete organizações e profissionais literários de seis países europeus uniram esforços para montar o projeto de desenvolvimento de talentos CELA.

Os parceiros partilharam a necessidade de construir uma infraestrutura sustentável de desenvolvimento de talentos para manter a diversidade na literatura europeia e dar aos talentos literários o impulso profissional de que precisavam para uma carreira de sucesso. Centrado no desenvolvimento de capacidades e na mobilidade transnacional, o CELA integrou as oportunidades digitais para a literatura, novas formas de criação de receita e a empregabilidade dos participantes.

The Book Company

Editoras Nacionais

ASA

FCA

O projeto incide sobre o plano de internacionalização da Maratonas da Leitura e foca-se na implementação da imagem da empresa e o reforço do posicionamento dos mercados através da diferenciação, centrando em mercados com alguma proximidade e facilidade de contacto e novos mercados com condição económica favoráveis ao projeto. Os objetivos
são (i) Reforçar a promoção e comercialização internacional; (ii) Expandir para o mercado internacional; (iii) Consolidar o seu posicionamento internacional; (iv) Qualificar a estrutura interna (humana, material e organizacional); (v) - Atingir um volume de negócios de 550.000€ em 2018; (vi) Reforçar o peso das exportações (mais de 40%). Resultados obtidos: (i) reforço da posição da empresa nos mercados internacionais; (ii) expansão para novos mercados, com destaque para Cabo Verde; (iii) Consolidação da posição da empresa nos mercados da América do Sul; (iv) criação de 2 Postos de Trabalho; (v) Volume de negócios de 712.000€ em 2018; (vi) peso das exportações 24%.

Designação do projeto | Reforço da Internacionalização da Maratonas
Código do projeto | NORTE-02-0752-FEDER-012289
Objetivo principal | PI 3.2 – O desenvolvimento e aplicação de novos modelos empresariais para as PME, especialmente no que respeita à internacionalização
Região de intervenção | Norte
Entidade beneficiária | Maratonas de Leitura – Consultores Editoriais

Data de aprovação | 21-02-2016
Data de início | 01-01-2016
Data de conclusão | 2018-12-31
Custo total elegível | 226.008,13€
Montante do Apoio | 101.703,66€
Apoio financeiro da União Europeia | FEDER